Foto-galeria C/ História do Ex 1º Cabo João Maneiras Marmô

07-11-2020

O camarada que foi sequestrado pelo M.P.L.A.

 Ex-1º. Cabo Clarim. João Maneiras Marmô

Textos escritos em 2011

Desde que foi formada a 1ª CArt no extinto R.A.L. 3, em Évora, convivi de muito perto com ele, pois éramos os dois clarins: ele cabo e eu soldado. Talvez por isso, e não desfazendo nos restantes, logo me apercebi que ele era um camaradão, e fomos amigos inseparáveis até ao fim da campanha!!

Esta é mais uma daquelas trágicas historias que ninguém neste mundo não quereria passar, foi no dia em que foram mortos o nosso ex. Capitão Ramiro e o nosso ex. Alferes Santos, no dia 3 de Fevereiro  de 1975, e este camarada junto com outro que que não me lembro do nome, foram os dois sequestrados, pelos guerrilheiros do M.P.L.A. e ficaram sequestrados dois dias, Julgo que foi o nosso camarada Ex. Alferes Pena que os foi buscar à delegação do M.P.L.A.

Tornou-se ainda mais revoltante, porque, um dos oficiais do M.P.L.A, não sei com que patente, nem me lembro do nome, tinha sido  até alguns dias antes (Alferes no exercito português!   -- (Grande filho de puta!)

Como eu vim para Portugal de férias dois dia após o sucedido, ou seja no dia 5, não me apercebi do que estava a acontecer, as mortes do ex. Capitão Ramiro e do ex. Alferes Santos dominavam todas as conversas, mas quando voltei, conheci um outro Jaão Marmô, o rapaz não era mais o mesmo e foi aí que me inteirei do que lhe tinha acontecido, para alem de ter sido sequestrado é dos únicos ainda vivos que teve o azar de assistir á chacina.

Até ao fim da campanha, por mais que tentássemos trazê-lo de volta à sua alegria natural, não tivemos êxito, sempre se tentou refugiar nos porquês de toda aquela trapalhada e nós mais uma vez a interrogarmo-nos o porquê de tanta humilhação e nada ser feito para evitar novos acontecimentos idênticos.

Sobre a nossa vida por cá! Na altura certa voltarei a falar do Marmô !

Do Ex Sopldado  Clarim -

142607532896.gif

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um comentário do Ex Alferes Pena

Fui eu efectivamente que fui buscar esses dois camaradas creio que à delegação da Vila Alice do MPLA..
Foi mais uma das muitas humilhações que todos nós sofremos silenciosamente, porque a disciplina militar assim o obrigava.
Um dia destes conto o que se passou nos diversos interrogatórios a que fui sujeito no Quartel General quer por causa do assassinato do ex-Capitão Ramiro e do ex-Alferes Santos, quer por causa de outras situações pelas quais tive que responder perante os nossos Generais e perante pretensos oficiais do MPLA, da FNLA e da UNITA, em pleno Quartel General.
Mas isso serão contas para um outro rosário.
Não merecíamos ter os Chehes de Estado Maior que tivemos, nem os Governadores de Angola que tivemos.
Merecíamos muito melhor.
Merecíamos alguém que nos respeitasse, nos defendesse e nos dignificasse. Tivemos o inverso. Má sina a de todos nós: ex-oficiais milicianos, ex-furriéis milicianos e ex- 1ºs cabos e ex-soldados.
Relativamente à persistência em contactar o Marmô entendo, na minha modesta opinião, que deves continuar a fazê-lo. Se não conseguires, temos que lhe fazer uma pequena surpresa de aparecermos sem ele contar.
E até lá: siga a Marinha, que a Artilharia já lá está e a Infantaria vai a pé.
E nós éramos de Artilharia... Pena

Foto-galeria do Ex 1º Cabo João Maneiras Marmô

Blog do Lima
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora