A triste sina do Camarada Ex Furriel Álvaro Silva

16-11-2020

Um texto Do Ex Alferes Penasobre o assunto, escrito em 2011 no extinto blogorama (guerreiros da Paz)

Com o decorrer dos anos a memória vai-se perdendo - allás nada mais natural.
Mas, quando escrevi sobre a morte do Capitão, não me recordava do nome do furriel sobrevivente ileso (até porque sendo da mesma «fornada» de oficiais e sargentos saídos da Escola Prática de Artilharia de Julho a Setembro de 1973), éramos tantos que quase se tornava impossível saber o nome de todos.
Mesmo na nossa Companhia, sempre privávamos mais com os do nosso Grupo de Combate - no meu caso, com o Feijó e o Pedrosa, visto o Pinto da Silva me ter sido «roubado» para a Secretaria.
O Silva (de boa e santa memória) agora lembro-me perfeitamente dele e tenho a sua imagem de bonomia na minha mente. Era um ente pacífico (à imagem do seu comandante de Grupo de Combate - o falecido Alferes Santos - meu colega de curso de oficiais da EPA).
Volto a repetir o que já escrevi anteriormente (e faço-o deveras emocionado e com alguma raiva e revolta): o Silva foi abandonado por um Estado que nos sugou o sangue, o melhor de nós (a nossa juventude) e nos abandonou.
os mais forte resistiram... os mais fracos (devido às circunstâncias vividas sucumbiram). Foi o caso do Silva.
Olha, Silva. as lágrimas que chorei ao escrever isto que sirvam de alívio ao teu penar neta terra e neste Portugal ingrato em que viveste e , nós os sobreviventes, ainda continuamos a viver até que a morte nos liberte de todos os sofrimentos passados, presente e futuros.
Era esta homenagem simples, mas muito sentida que te queria deixar.
Onde estiveres, Silva, descansa em Paz.
Para ti os sofrimentos já não existem. enquanto nós (uns mais do que outros) vamos continuando a carregar sobre os nosso ombros - o fardo e os traumas duma guerra que nunca foi a nossa, mas que honrámos até ao despir da farda. Pena 

Blog do Lima
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora